Modelo OSI
Aplicação 7:
É a camada mais alta do modelo OSI e a que mais notamos no dia a dia, pois interagimos diretamente com ela através de software como cliente de correio, transferência de ficheiros, programas de mensagens instantâneas, etc...
-Esta camada é basicamentre a interface direta para inserção/receção de dados.
-Estabelece uma interface entre o software de aplicação do utilizador e as camadas inferiores.
Apresentação 6:
Esta camada é representada por:
-Codificação e conversão de dados da camada de aplicação para garantir que os dados do dispositivo de origem passam a ser interpretados pela aplicação adequada no dispositivo de destino.
-Compressão dos dados de forma que eles possam ser transferidos rapidamente o destino.
- Outra carateristica desta camada é a possibilidade de afetuar a transação de carateres, isto quando temos computadores na rede, isso verifica-se com mais frequencia na internet, que utilizam sistemas de conversão de carateres diferentes.
A função desta camada é assegurar que a informação seja transmitida de tal forma que possa ser entendida e usada pelo recetor.
Sessão 5:
A camada de sessão, define como dois PC'S, estabelecem uma ligação.
Assim sendo é estabelecido metas entre a informação a enviar.
Sempre que uma meta é atingida vai ser verificado se a, informação foi enviada corretamente, se não volta a repetir o envio.
Transporte 4:
A camada de transporte é responsavel por receber os dados enviados pela camada de sessão e dividi-los em pacotes que serão transmitidos pela camada de rede.
No recetor, a camada de transporte realiza o processo inverso, ou seja, recebe os pacotes da camada de rede e envia os dados originais para enviar á camada de sessão.
Correção de erros, tipicamente enviando para o transmissor uma informação de reconhecimento informando que o pacote foi recebido com sucesso.
Esta camada permite ainda efetuar a resolução de nomes de computadores em endereços, ou seja, posso saber o nome de um computador atraves do seu endereço de IP e Vice-Versa.
Para correção de erros e controlo sobre o fluxo de informação são utilizados dois serviços de ligação: Ligação Orientada /Ligação Livre
No caso da ligação orientada, a mesma vai utilizar serviços que permitem:
-Verificar a ligação;
- Verificação de erros entre o computador, emissor e recetor;
-Manter a ligação de forma a que não seja necessario voltar a repetir o envio da informação.
O serviço corectianless não possui verificação e correção de erros nem controlo sobre, o fluxo de informação.
Rede 3:
A camada de rede é responsavel pelo endereçamento dos pacotes, covertendo endereços logicos em endereços fisicos de forma que os pacotes cheguem corretamente ao destino.
Esta camada define a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, considerando fatores como condições de tráfego e prioridades.
Se o endereço de IP estiver duplicado na rede, embora as placas de rede tenham endereços fisicos diferentes, os dois computadores entram em conflito.
No caso de um endereço do TCP/IP o mesmo é composto por quatro em decimal, cada deles pode virar apenas entre 0 e 255.
exemplo: TCP/IP-153.48.195.12
Estabelece, com base nos endereçamentos dos pacotes das mensagens, um caminho, atraves da rede, para o percurso das mensagens ate ao seu destino.
Ligação de dados 2:
Responsável pela correta transmissão de dados através da camada física. Assegurar que os dados chegam corretamente ao destino.
Nesta camada a informação que vem das camadas superiores é convertida em porções de informação denominada de "packets" pacotes.
Nas redes locais esta camada pode ser dividida em duas subcamadas.
Esta camada reconhece um endereço, o endereço fisico (Mac Address- Media Access Control).
Mac Address é um endereço Hexodecimal de 48 bits, tipo FF-C6-00-A2-OS-D8.
Proceda á montagem dos pacotes de bits no formato apropriado á sua transmissão na rede;
Controla o acesso aos meios físicos de transmissão e o fluxo dos pacotes entre os nós da rede, faz o controlo dos erros.
Física 1:
É a camda mais baixa do modelo OSI e define os aspetos mecânicos e elétricos da transferência de dados.
Define também a interface do hardware entre a máquina e as cablagens.
No recetor, a camada física desfaz o processo, ou seja, transforma esses sinais recebidos em bits novamente.
Define as características do meio físico de transmissão da rede, conectores, interfaces, codificação ou moderlação dos sinais, etc.
